sexta-feira, 25 de maio de 2012

BREVE PANORAMA

Não pensem que vou falar de política, de economia ou de qualquer coisa do tipo, nada disso!!
Vou falar um pouco de minha trajetória e as esquinas que já passei, assim alguns de vocês que não sabem muito ou quase nada de mim, poderão entender quando eu resolver contar para vocês especificamente sobre como é algum lugar do Brasil...longe, ou perto, grande ou pequeno demais para ser lembrado.

Nasci em 1974, no então Estado do mato Grosso, sim pois a divisão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorreu apenas em 1977, assim a cidade em que nasci passou a fazer parte do então atual MATO GROSSO DO SUL - é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado ao sul da região Centro-Oeste. Tem como limites os estados de Goiás a nordeste, Minas Gerais a leste, Mato Grosso (norte), Paraná (sul) e São Paulo (sudeste), além da Bolívia (oeste) e o Paraguai (oeste e sul). Possui uma área de 357 124,962 km², sendo maior que a Alemanha. Pois é, nasci em um estado maior que a Alemanha!! Porém em uma cidade tão pequena que recebeu o nome de GLÓRIA DE DOURADOS - O município de Glória de Dourados está situado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Iguatemi). (Viram, Regina também é cultura!!! rsrsrs.)


E, não pensem que é um lugar triste e sem movimento, pois que até bandeira tem! rsrsrs...Sai de lá com 5 para 6 anos de idade, mas me lembro de muitas coisas divertidas, entre elas, brincar na rua, subir nas árvores e várias travessuras de criança que percebo não ser possível hoje ao meu filho.
Eu fui uma criança livre, que andava sem chinelos e que amava os amigos, dar risada e brincar com meus primos na casa de meus avós...isso era infância!

Então em 1980, fomos embora para a Capital - CAMPO GRANDE, mais conhecida como cidade morena, e neste lugar vivi sem mudar até os 18 anos, aliás acho linda esta idade, 18 anos...rsrsrs. Esperamos tanto por ela, e quando chega, o que ganhamos mesmo são muitas responsabilidades. Muitas vezes penso que quando mudei para Campo Grande, comecei a sonhar, talvez esta tenha sido a maior esquina da minha vida até agora. E um dia conto porque em outro post...

Vejam ai como minha terra é linda, uma cidade cheia de árvores e belos encantos, com ruas e avenidas largas, prontas para serem desbravadas...Uma longa relação de amor, pois que aqui de criança tornei-me moça e de moça virei mulher, aqui está minha família, amigos eternos e presentes, aqui está minha essência, aproveitando para dizer que acredito que por mais e mais esquinas que se passe, jamais podemos esquecer de onde viemos, e o que realmente trazemos na nossa alma.

Primeira festa, primeiro namorado, coisas e mais coisas de meninas que merece um post único...afinal já aproveitei muito também, já namorei escondido, menti para meu pai, me enrolei com situações que jamais deveria ter passado perto...nossa, fui normal !! E, não posso negar minha grande alegria por isso, e claro, a gratidão de ter tido pais presentes, mas que me ensinaram a ter limites, aquele do tipo minha liberdade termina onde começa a do outro...e logo que nasci também ganhei um aparelho chamado "desconfiometro", ele me ajuda até hoje a perceber quando devo ser igual a pantera cor-de-rosa e utilizar a saída, seja pela direita, seja pela esquerda...rsrsrs. Ah, nesta cidade ai, também estudei demais, muitas vezes de forma obstinada...eu ia passar para direito, e não seria em uma faculdade mais ou menos, seria na melhor, e isso foi uma decisão...

PRESIDENTE PRUDENTE, interior de São Paulo, minha terra de coração, pois que nesta região nasceram meus pais, meus avós moravam lá, minhas férias eram lá, tinha amigos, e o sonho - FACULDADE DE DIREITO - INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO.
Foi ai mesmo que me formei, e também onde fui aprovada no exame da Odem dos Advogados do Brasil, e tornei-me a Dra. Regina, que chique!!! kkkkkk....Não amigos, luta, dedicação, conquista!!!

E, neste período eu pude descobrir as dores e delícias de viver sozinha...penso que nem mais dores, nem mais delícias, ambas foram ocorrendo de forma equilibrada e me trouxeram de alguma forma o amadurecimento, e a onde estou e sou hoje.

Vou aproveitar e indicar o livro, quando li, gostei demais:   



Só – Dores e Delícias de Morar Sozinha - Autora: Rosane Queiroz -  Editora Globo - Ano: 2004
"Neste livro, a jornalista Rosane Queiroz traz histórias, depoimentos, idéias práticas e receitas que ilustram o universo da solidão feminina. Traz um retrato sensível e bem humorado do universo das mulheres que moram sozinhas, gostam dos momentos de solidão ou ‘gostariam de gostar’. "

E quem desejar saber mais, leia o livro....rsrsrs.




Formada então, voltei para casa, voltei para CAMPO GRANDE e comecei a advogar, e após dois anos em um escritório de lá, fui convidade para ir morar em BRASÍLIA, sim no Distrito Federal, solteira, sem filhos e sem obrigações maiores com terceiros, aceitei o convite e então em novembro de 2002 arrumei a mala e fui atrás de outras esquinas...Longe do mar, mas perto das estrelas, pois o céu de Brasília é realmente lindo, e não há igual.

Aqui então conheci meu marido, e após três anos na cidade, lá fui eu, embora para RECIFE/PE, sim morei em Pernambuco, vejam só que privilégio, praias e mais praias, belezas naturais sem igual...realmente viajamos e curtimos muito aquele pedaço de Brasil maravilhoso...sem falar da culinária, essa me acaba!!












E um dia, refletindo sobre a vida e os acontecimentos pessoais e profissionais de cada um de nós, eu e meu marido decidimos partir, fazer parada em outro porto, e claro buscar uma nova esquina, que nos devolvesse algumas coisas que achavamos já estarem perdidas naquele lugar...pessoalmente gosto de Recife e tenho amigos eternos e verdadeiros por lá, mas foram dias difíceis, decidi pedir demissão depois de 5 anos de trabalho, meu pai faleceu, realmente não estava feliz e isso fez muita diferença quando soube nosso novo destino....eba, eba....SÃO PAULO!!!!


Minha mais íntima paixão, com trânsito e tudo...sou louca??? Claro que sim!!! Um lugar que não dorme, onde encontramos tudo que procuramos e até mesmo o que nem sabíamos que existia, a capital do Mundo, não poderia passar sem tomar conta do meu coração...rsrsrsrsrs. Mas, acreditem, ai ficamos só 8 meses, nem deu tempo de acabar a organização que estava fazendo no apartamento...ai que dó!! E querem saber a próxima parada??? A Capital da alegria, a terra da felicidade, sim SALVADOR...BAHIA, ai fomos nós. 

Aqui fui feliz demais!!!! Encontrei amigos, vivi perto de gente alegre, de astral sensacional, aliás o bahiano é um ser ímpar, pode estar tudo perdido, basta uma água no feijão que tudo ficará resolvido, vive com pouco e contenta-se com isso, mas não é acomodado, nem preguiçoso como alguns estados tentam fazer os demais acreditarem. Eu as vezes chego a pensar que esse tipo de conceito equivocado nada mais é que dor de cotovelo, pois onde mais o sol é tão brilhante, o mar é tão quente e as pessoas são tão acolhedoras? Em Salvador aprendi que "baba" quer dizer jogar bola, futebol, e "comer água", é um termo usado para quem bebe demais...e assim vai, o bahianês é muito rico! rsrs.
Sem esquecer que foi em Salvador que engravidei, que lá gerei meu pequeno príncipe, aquele que me torna a cada dia uma pessoa muito melhor...E, de certa forma, casei com o Fragata e Antunes, ops, este é meu trabalho, não meu marido!!! rsrsrs. Mas, não deixa de ser um casamento, que já dura 5 anos, e com este casamento, fui convidada a dobrar a rua e passar por outra esquina, e cá estou eu em MANAUS!! Mas, esta por sua situação impar geograficamente e também algumas outras particularidades, já mereceu um capítulo a parte.
Nossa, cansei...viajei demais para um dia só, mas essas foram e são as minhas esquinas fixas, ou seja, morei nesses lugares, vivi, tive histórias...sem contar Araçatuba e São José do Rio Preto, ambas no interior de São Paulo, por onde também já dei alguns passos e que também ajudaram a construir minha história.  





4 comentários:

  1. Faltou dizer que em Salvador conheceu seu MELHOR estagiário... "missão dada, missão cumprida"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcus Albuquerque, conheci um homem obstinado pelo que acredita, vi muito de mim e você!!
      Ganhei um amigo para sempre!

      Excluir
  2. Regi, adoro ler suas histórias. Acho que já dá para escrever um livro. Saudades. Grande bj. Isaurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que alguém iria ler minha amiga?? rsrssrs.
      Quando estou escrevendo uma coisa, já me lembro de outra e muitas vezes não posso aprofundar, pois senão fica chato até para mim que vivi aquilo...rsrsrs.
      Isso é uma grande terapia, mexe demais com nossas emoções.
      Bjs e volte sempre.

      Excluir