sexta-feira, 11 de maio de 2012

UMA PAUSA NO AMAZONAS

 Manaus!!!!!


Sim, vou falar de Manaus!

Quando iniciei o blog, escrevi que a Capital do Amazonas merecia um capítulo especial, eis que chegou o momento. Vamos começar pela decisão, o que me trouxe grávida de quase 5 meses para este lugar tão caro e tão distante...TRABALHO!!
Nada mais, apenas a esperança de uma melhoria profissional, afinal mesmo grávida já tinha a responsabilidade de criar, prover e sustentar um filho. E assim eu fiz, vim morar em Manaus com toda a família. Como todos sabem, já morei em vários lugares do Brasil, já mudei muitas e muitas vezes, já passei por várias e várias esquinas...mas, mudar para Manaus, penso que foi uma decisão impar, hoje refletindo melhor, muitoooo impar. E, porque cheguei a esta conclusão? Vamos lá:

**Manaus é distante do Brasil, é mais fácil e mais barato, diga-se de passagem ir para Miami, do que ir para o Nordeste. Assim, ver família e amigos, ficou restrito, e para quem mora longe, isso é essencial, sempre que possível estar perto de quem se ama;

**Manaus é uma cidade cara, não vale e não oferece o que cobra, qual o lazer, a diversão, os atrativos da cidade?? Pontos turisticos, quais os que realmente tem estrutura para receber os turistas? Desta forma, os finais de semana se restrigem a locais com ar condicionado, e assim vamos lá shopping, shopping... 

**Manaus é quente!!!! E quando falo quente, falo de abafado, falo de temperatura elevada, a constante sensação de que estamos dentro de um forno micrrondas; E tantas outras dificuldades que uma pessoa que vem de outras localidades enfrenta, valor da alimentação, qualidade dos produtos, qualidade da prestação de serviço...

Mas, tem suas belezas, tanto naturais, quanto as projetadas e construidas pelo homem, dentre elas o encontro das águas (Rio Negro/Rio Solimões),  



  
E o Teatro Amazonas - Ponto Turístico famoso e lugar de grandes espetáculos na cidade.



 Ai vem um amigo Manauara ou Manauense e diz: " Se é tão ruim assim, porque está aqui?", e eu respondo única e exclusivamente pelo trabalho!! Não fui eu que escolhi estar aqui, foi o trabalho que me escolheu para esta cidade.
Mas, informo também que ela não tem somente coisas ruins, vale por sua gente, vale por sua beleza natural, vale por alguns itens de sua culinária, porque digo alguns?? Pois confesso que não sou simpatizante de vários itens, tipo Tacacá, Tucumã e farinha de Uarini....Querem saber o que são esses itens, vou apresentar a vocês:

Tacacá - iguaria da região amazônica, preparada com um caldo fino e bem temperado geralmente com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha, de cor amarelada, chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma de tapioca, também conhecida como polvilho, camarão seco e jambu. Serve-se muito quente, temperado com pimenta, em cuias. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.
Sua origem é dos indígenas paraenses e, segundo Câmara Cascudo, deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi. Câmara Cascudo diz que “Esse mani poí fez nascer os atuais tacacá, com caldo de peixe ou carne, alho, pimenta, sal, às vezes camarões secos.”.




A organização do preparo é bonita, mas confesso que o sabor não me agrada, nada!!! rsrsrssrs.







Tucumã - Fruto de uma palmeira amazônica, de polpa grudenta e fribrosa , segundo Chaves (1947) é riquíssima em vitamina A, tendo a vitamina 90 vezes mais que o abacate e 3 vezes superior a da cenoura, possuindo também alto teor de vitamina B (tiamina) e alto teor de vitamina C, rivalizando com os cítricos..

O tucumà possui também alto valor energético (247 calorias por 100 gramas), além de glicídios (19,1%), lipídicos (16,6%) e protídeos (3,5%).

Sendo assim, mesmo ignorando o fato, as populacões amazônicas estão bem beneficiados pelo suprimento vitamínico do tucumã.







Inclusive, come-se tucumã aqui em Manaus com tudo...e pão com tucumã é dito por alguns sem uma iguaria maravilhosa...e assim nasce o X-Caboquinho...isso mesmo, "caboquinho" - pão, tucumã, queijo, carne...em toda esquina se encontra!







Porém, adoro o TAMBAQUI....peixe de sabor especial, acrescentando no cardápio semanal de minha família e muito apreciado por todos, uma delícia!!

   
Vale também pela experiência de vida que me proporcionou e me proporciona todos os dias, pelos amigos que fiz aqui, alguns da terra e outros de vários lugares do país que tal como eu veio para cá cheio de esperança e boa vontade no coração...Não podendo jamais esquecer que alguns dos pontos que abordei é característica de um povo esquecido, os governantes que deveriam olhar para a região norte, para suas dificuldades e deficiências para tentar solucionar, não tem a intenção de fazê-lo, e a natureza que é tão valorizada pelo cidadão do mundo, muitas vezes, como agora é implacável com o Estado do Amazonas, pois que seus rios estão tão cheios em função das chuvas que em muitos lugares não se vê mais as ruas...uma grande tristeza ver tudo que as pessoas constrõem com sacrifios dentro da água.

Mas, passado o momento filosófico, desejo dizer que Manaus me deu o que de maior eu tenho, MEU FILHO, sim, Neves JR é Manauara, e para sempre será, pois isso não se muda, isso não se altera, ele nasceu aqui, e ama ficar descalço e por vezes o chamo de índio...então, com a razão e proporcionalidade de argumentos que uma pessoa que não é da terra deve merecer, perdoem está pessoa aqui...tive dificuldades, desabores...mas, muito, muito mais amores e alegrias em Manaus.





6 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, realmente Manaus é cheia de encantos! Beijos!! Laís alencar

    ResponderExcluir
  2. Eu achei tucumã uma droga, não tem gosto de porra nenhuma. Mas Tucupi, Tacacá....Esses foram sabores inesquecíveis.

    ResponderExcluir
  3. Cada lugar com sua particularidade, a Bahia mesmo, eu amo!! Porém não gosto nada de Caruru...rsrsrsrs. Adorei que esta lendo o blog Ronei! Bjs para vocês.

    ResponderExcluir
  4. Manaus - principais lembranças: sensação de estar permanentemente num lugar abafado como um estacionamento de shopping, pingos de uma chuva grossa que aparece do nada e some da mesma forma, pratos de sabores marcantes, pescaria, encontro de rios, vitória régia, indiazinhas gêmeas, árvores gigantes na floresta amazônica, um filhote de jacaré, meus pais, meu marido, um casal pelo qual nutrimos uma amizade inesquecível, um pré-adolescente que permanecia doce e genioso e um bebê que deu vontade de trazer na mala! Amei tudo! Amo todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrsrs...com certeza Manaus ficou muito melhor para todos nós quando estavam aqui com a gente.
      Também amamos vocês.
      Bjs!

      Excluir