sábado, 29 de setembro de 2012

PERFEIÇÃO E SUCESSO

DEUS!!! Nâo aguento mais ler e ouvir as pessoas dizendo como tudo deve ser, como devemos nos comportar, quais os caminhos a percorrer, e o que é pior, eu e minha mania crítica, observo que normalmente essas pessoas não dão conta de resolver ou amenizar seus próprios problemas...
 
 
Não falo de educação, ética ou moral, falo da necessidade social de estabelecer que o ser humano deve ser perfeito e que somente será feliz se tiver sucesso, então tem que fazer faculdade, e escolher o melhor curso para ganhar dinheiro, não é mais por afinidade com a personalidade do candidato ou de acordo com seus desejos de futuro, mas sim porque esse curso tende a dar mais dinheiro no futuro...e lá vem um bando de profissionais incompetentes para criar problemas aos cidadãos em geral.
 
Pior que isso, lá vem um monte de ser humano frustrado e que muitas vezes não sabe nem ao menos o que faz no mundo. Na realidade por que hoje em dia as pessoas precisam tanto de livros de auto ajuda, de terapias e coisas semelhantes? Não me lembro de minha avó dizendo que fazia terapia, nem que lia como uma bíblia vários e vários livros de auto ajuda, e que fazia das palavras ali escritas por um autor (a) desconhecido sua maior regra de vida, mas me lembro dela trabalhando, produzindo e criando seus filhos e de quem mais aparecesse com muito amor e dedicação.
 
Penso que a sociedade está em crise de identidade, está precisando rever o que realmente importa...não sou uma mãe liberal, pois que cada um sabe onde seu calo aperta, mas sou uma mãe que deseja que seus filhos sejam felizes, que façam o que os deixem realizados, e que acima de tudo que sejam homens de bem, com cárater e honestidade, mas a sociedade não anda me auxiliando, pois as escolas estão trabalhando para criar máquinas, e tentam colocar na cabeça de nossos filhos que eles só serão felizes se assim o fizerem, desejam que crianças de 10, 12 anos estudem 10, 12 horas por dia, o que seria lindo se não fosse trágico!
 
Sabemos que esta jornada de estudos é utilizada por pessoas adultas, e por muitas vezes em fase intensiva de estudos para aprovação em concurso público, o que reforça minha opinião de que uma criança estaria sendo torturada mentalmente se colocada para estudar por tanto tempo...Mas, se não concordamos com esta prática, se não colocamos nossos filhos em "N" cursos e atividades, estamos impedindo os mesmos de serem competitivos, de tornarem-se perfeitos e atingir o sucesso. Mas, também estamos delegando à outros a nossa mais sublime obrigação: educar, mas isso é tão difícil e complexo que nos é mais prático deixar essa obrigação para escola e para os professores...que droga!
 
 
E, lá vou eu outra vez dizer, não desejo que sejam perfeitos, eu não desejo ser perfeita, pois que está tal perfeição nos tira o que temos de mais importante a LIBERDADE, e nesta vida não há nada que eu defenda mais do que a liberdade, pois que com ela podemos escolher, optar, e se desejarmos mesmo o sucesso, ela pode nos dizer se será através da perfeição ou não. Acredito no direito de escolha, e também acredito que é justamente este direito que nos faz livres.
  

Sei que na vida adulta só existe lugar para os mellhores, que temos que nos destacar, fazer diferente para assim sermos valorizados e fazermos a diferença, mas não são as receitas alheias que vão levar cada um de nós para algum lugar, pois que aquela receita pode ter dado certo para aquela pessoa, naquele lugar, naquele momento, mas jamais significa que dará certo também para a gente...e, também temos que nos policiar a não darmos receitas, pois que da mesma forma, nem sempre as nossas servem para as vidas alheias...
 
Defendo o direito de escolha do ser humano, a liberdade do SIM ou NÃO, e não acredito que sucesso esteja atrelado a perfeição, ou aos livros de auto ajuda que vendem como água nas livrarias por todo país...ah, não pensem que nunca li um livro desses, pois se assim fizerem vão se enganar, já li vários, mas não preguei nenhuma página na porta de meu guarda roupas e fiz disso minha regra imutável de vida.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Acho que criou-se uma padrão de perfeição que ao meu ver, é suurreal!
    São tantas e tantas cobranças, é cobrança estética, é sucesso profissional, pessoal...vixe só de pensar, me canso!
    O difícil é não sucumbir a tudo isso!
    Se vc não se encaixa nesse perfil, vem aquele sentimento de fracasso, desânimo...

    ResponderExcluir