domingo, 23 de setembro de 2012

DOCE SURPRESA

 
Faz alguns dias que estou ensaiando dividir com vocês uma doce surpresa que tive com minhas andanças...
 
Morei 3 anos em Manaus e nunca escondi de ninguém, nem mesmo de meus amigos da localidade, o grau de dificuldade que senti residindo por lá, e também a infelicidade com o descaso que sempre percebi da cidade, dos bens públicos, e assim imaginava ser todo o norte, o tão famoso "pré-conceito", ou seja, nem conhecemos e já temos nossas verdades absolutas para apresentar...sou humana!
 
Mas, por razões pessoais e familiares, fui passear em Belém, a Capital do Estado do Pará, e lá descobri uma cidade pobre, de gente humilde, com dificuldades territoriais, porém estas dificuldades de menor complexidade que Manaus, visto que existe rodovia em Belém, mas uma cidade cheia de vida, de pontos turísticos e mais que isso, uma característica que me chamou demais a atenção, um bom e belo aproveitamento de seus prédios antigos, sejam ocupados por órgãos públicos, sejam ocupados por locais de visitas e atividades turítiscas e culturais.
 
Um desses lugares é a Estação das Docas, uma antiga estação de trem, inaugurada em 13 de maio de 2000, a Estação das Docas é um dos espaços que mais refletem a região amazônica. Referência internacional, o complexo turístico e cultural congrega gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém. São 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns e um terminal de passageiros, um lugar muito agradável para se passear.



 
Assim, pude ver que transformaram um lugar que poderia estar condenado ao esquecimento ou ao abrigo de sem teto, ao uso de drogas, sendo aproveitado para o turismo, a cultura e o lazer de seus moradores e de quem como eu, que esteva na cidade apenas para um breve e feliz final de semana. Confesso sem medo, adorei o lugar!
 
 
 
E, desta forma mais uma surpresa, um  passeio com direito a almoço em um restaurante de boa comida e agradável ambiente no Mangal das Garças, que beleza de lugar...muitos bichos e a natureza te chamando para ser apreciada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tive olhos de turísta e nem desejo que seja de forma diferente, procurei ver o belo, o agradável, mas não posso e nem desejo negar que gostei demais do que vi, da valorização da terra, da cultura e de sua gente...voltar pode ser agradável e, recomendar faço com simpatia...visitem o Pará, ele merece!!
 
Continuando minhas caminhadas, estive em ALTER DO CHÃO...que lugar perfeito!!!
 
 
 
 
Também fica no Pará, aproximadamente 30km de Santarém, uma das maiores cidades daquele estado, um lugar de beleza impar, e para maior surpresa ainda no final de semana que estava lá, o local foi escolhido por uma revista inglesa especializada em turismo, como um dos lugares mais bonitos do mundo...não sei se o mais do mundo, porém é muito bonito para nós, brasileiros...
 
É um lugar pequeno, rústico, mas com muitas pousadas, e todos os tipos de pessoas, nacionais e internacionais...rsrsrsrsrs. Não podendo esquecer que se trata de praia de rio, com areia tão branca quanto a do mar e águas límpidas de grande beleza.
 
 
 
 
Além da praia da cidade de Alter do Chão, próximo tem outras praias e outros passeios, entre as praias mais famosas está ponta das pedras, não achei de tanta beleza quanto a da cidade, mas é tida como uma daquelas que os turistas não podem deixar de conferir, e lá fomos nós...
 
 
Quase me esqueço de falar da comida, claro que não é um local de atendimento fantástico, mas onde você é atendido, encontra os peixes típicos do amazonas, como o Tambaqui e o Pirarucu, porém, em uma das noites tive a surpresa deste filé, no qual não poderia deixar de registrar aqui...
 
 
 
Passeamos de barco, vimos um por do sol de emocionar, e claro, fomos felizes, no passeio, na escolha do lugar e sem jamais esquecer as companhias, estas são sempre extremamente especiais.
 
 
 
 
 
OBS - As fotos de Alter do Chão foram todas tiradas por nós...acervo familiar!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário